Centro de Referência terá Semana de Prevenção de Quedas de Idosos de 25 a 28 de junho

19/06/2019

 

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, celebrado no dia 24 de junho, o Centro de Referência do Idoso (CRI) Feliz Idade, promoverá entre os dias 25 e 28 de junho, diversas ações que visam orientar sobre a prevenção de quedas dos idosos.

A programação tem como público-alvo os idosos com mais de 60 anos,  profissionais que trabalham com idosos, além da comunidade em geral.

Na programação da Semana de Prevenção, será montado no CRI, a partir de terça-feira (25) e ficará até sexta-feira (28), o circuito lúdico, que visa simular os obstáculos, que podem causar quedas dos idosos.

O circuito estará à disposição dos idosos, que frequentam a Academia da Terceira Idade do local (ATI), onde ocorrem aulas das 7h30 às 10h.  A ação também se estende aos pacientes do ambulatório do CRI.

Na quarta-feira (26) às 8h30 haverá capacitação para os idosos que residem nas ILPI (Instituições de Longa Permanência do Idoso).

Na quinta-feira (27/06) serão apresentados os dados sobre a violência contra idosos e do índice de quedas, das 7h30 às 8h30, no Centro de Referência. As informações serão apresentadas pela enfermeira Larissa Esteves Sapucaia, responsável pela equipe multidisciplinar em saúde do idoso.

Na sexta-feira (28) às 8h30 a equipe do CRI participa de uma capacitação no Hospital Regional.

O encerramento da Semana ocorrerá com a realização da festa junina na sexta-feira (28/06) às 13h30 no Centro de Referência do Idoso.

A ação tem como objetivo reforçar a prevenção e orientar sobre as alterações emocionais, que uma queda causa na pessoa idosa e os prejuízos que desencadeiam.

O Dia Mundial de Prevenção de Quedas foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incorporado ao Calendário de Saúde do Ministério da Saúde para alertar especialmente os idosos sobre o risco de queda, que representa um grande problema de saúde.

A Semana de Prevenção de Quedas é realizada em parceria com Hospital Regional,   Delegacia do Idoso e Equipe de Residência.

 

Serviço: O Centro de Referência Feliz Idade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347, Vila Dubus. (18) 3222-7700. Presidente Prudente-SP.