Centro de Referência do Idoso de promove Semana de Prevenção de Quedas dos Idosos

25/06/2019

 

 O Centro de Referência do Idoso (FelizIdad  e) de Presidente Prudente realiza a ‘Semana de Prevenção de Quedas dos Idosos’, do dia 25 ao dia 28 de junho, com ações que visam orientar os idosos, familiares e a comunidade em geral. As quedas representam a 5ª maior causa de morte entre os idosos.

Na entrada do CRI foi montado um circuito interativo sobre prevenção de quedas em idosos com obstáculos, que simulam os perigos dentro de casa, onde ocorrem 70% das quedas dos idosos. Os maiores causadores são itens como tapetes, fios soltos pelo chão, vassoura, brinquedos, mesas, entre outros.

A semana alerta que até 44% das quedas podem causar danos graves, sendo que até 32% resultam até morte do idoso, além disso, 48% dos idosos caem pelo menos uma vez a cada dois anos.

O circuito montado no CRI pode ser percorrido pelos idosos, que frequentam a Academia da Terceira Idade (ATI) e também os idosos atendidos no ambulatório.

De acordo com a enfermeira do CRI, Evelyn Vanessa Krimmer Pelegrino, a semana visa alertar sobre as consequências das quedas, que prejudicam a qualidade de vida do idoso, envolvem a família e setor público no atendimento.

“O objetivo é fazer a conscientização dos idosos em relação as consequência das quedas, que podem causar lesões, hospitalização, infecções, além de atrapalhar o convívio social, causar isolamento e depressão”, enumera a enfermeira.

O Dia Mundial de Prevenção de Quedas foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) dia 24 de junho.

A Semana de Prevenção de Quedas é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do CRI, em parceria com Hospital Regional (HR), Delegacia do Idoso e Unoeste -  equipe Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.

Serviço: O Centro de Referência Feliz Idade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347, Vila Dubus. (18) 3222-7700. Presidente Prudente-SP

 

- Confira a programação da Semana de Prevenção de Quedas:

26 e 27/06 das 14h às 16h: treinamento para equipe técnica das ILPI (Instituições de Longa Permanência do Idoso).

27/06 - 7h30 às 8h30 no CRI: palestras "Violência contra Idoso em Presidente Prudente - dados da delegacia do idoso"

28/06 - 8h30 capacitação da equipe do CRI no Hospital Regional (HR)

28/06 - 13h30 - Festa Junina no CRI, de encerramento da semana.