CCZ captura 69 escorpiões em residências e terrenos de Prudente

06/03/2019

 

O Governo de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), intensificou as ações de controle de escorpião em todo o município. No período de 06 a 25 de fevereiro, foram realizadas 422 inspeções em imóveis, com o objetivo de identificar possíveis focos do aracnídeo e orientar os moradores quanto às medidas de prevenção.

Como resultado da ação o CCZ promoveu a captura de 69 escorpiões. Ainda 49 imóveis foram notificados a promover a limpeza, retirada de entulho, capina entre outros.

As visitas ocorreram em residências em que houve registro de picada ou naquelas em que moradores relataram a presença de escorpiões. 

“A visitação domiciliar abrangeu tanto a casa do solicitante como os demais imóveis da vizinhança, incluindo terrenos, casas em construção, praças e áreas públicas. Observou-se que o aparecimento de escorpião nas residências esteve relacionado com acúmulo de material inservível, entulho, sujidades em geral, bem como a existência de terrenos baldios e imóveis desocupados”, explica o gerente do CCZ, João Henrique Artero de Carvalho Leite.  

Em janeiro e fevereiro de 2019, a Vigilância Epidemiológica Municipal registrou, respectivamente, 59 e 17 casos de acidentes escorpiônicos.

 

Visitações em escolas municipais.

 

No mesmo período, agentes do CCZ realizaram visitas em 67 escolas municipais com o objetivo de orientar os funcionários quanto às medidas de controle de escorpiões, além de apontar as melhorias necessárias para evitar o aparecimento e a permanência de escorpiões no local. Em todas as escolas municipais serão realizadas ações educativas.

 

Criação de galinhas.

Em Presidente Prudente, a Lei Municipal nº 8.545/2014 proíbe a criação de galinhas em imóveis residenciais ou comerciais. A criação de galinhas, além do incômodo gerado para os vizinhos, favorece a proliferação do “mosquito palha”, inseto transmissor da leishmaniose visceral – doença grave que acomete os humanos. A matéria orgânica em decomposição resultante da criação de aves (fezes, restos de alimentos, sujidades em geral) é ambiente ideal para proliferação das larvas do “mosquito” e, ainda, as fêmeas do “mosquito-palha” alimentam-se do sangue das aves.

A criação de galinhas em área urbana sujeita o infrator à multa de 100 UFMs.

Medidas de prevenção.

Como medidas de prevenção o Ministério da Saúde preconiza:

- Não deixar acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;

- Evitar a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento de escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem e superfícies sem revestimento;

- Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos.

- Mude periodicamente de lugar materiais de construção que estejam armazenados (lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização desse trabalho).

- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;

- Elimine fontes de alimentos para escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados);

- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois promove o desalojamento de escorpiões.

- Evite folhagens de jardins junto as paredes externas; Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

Para evitar acidentes (picadas de escorpião) é necessário verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los; limpar periodicamente ralos de banheiro, ralos de cozinha e caixas de gordura; manter camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede; evitar que lençóis toquem o chão; fechar frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões; usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.