Caps realiza ação na Praça 9 de Julho que marca Dia de Combate ao Uso de Drogas

26/06/2019

 

 

Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas, nesta quarta-feira (26/06), das 9h às 16h, na Praça 9 de Julho,  a equipe do Caps – Centro de Atenção Psicossocial – AD e Infantil, localizados na Cohab, realiza o trabalho de conscientização sobre o tema.

A intenção é orientar as pessoas a observarem os sinais de dependência química álcool e outras drogas, dentro da família, ou em pessoas próximas, que necessitam de ajuda. A ação espera orientar pelo menos 80 pessoas, a explicar sobre o serviço gratuito que o município oferece.

“Essas iniciativas são bem frutíferas, pois a questão da dependência química é um problema bem atual, ao tomar conhecimento deste serviço eles passam a buscar esse atendimento”, explica o psicólogo Audiston Nelson Alves Maciel.

De acordo com a enfermeira responsável técnica, Roberta Stephanie Sumac Zancanaro, o objetivo é de sensibilizar a população, como forma de identificar um problema dentro da família.

“As pessoas são convidadas a responderem um questionário, que alerta sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas. A intenção é identificar se essa pessoa precisa de intervenção, por um uso nocivo ou não, para oferecer tratamento”, explica  Zancanaro.

A responsável técnica lembra que as Estratégias de Saúde da Família (ESF) também oferecem grupos antitabagismo. No Caps Ad, atualmente são atendidos por mês 400 pacientes.

 

Serviço: O Caps fica na Rua dos Ipês Roxos, 490-A – Cohab - telefone (18) 3907-6753