Campanha voltada à saúde do homem será realizada na última semana de abril

08/04/2019

 

 

 

Cuidar da saúde e prevenir doenças graves também deve ser uma preocupação dos homens. Por este motivo, o governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai dedicar a última semana do mês de abril para dar uma atenção especial para a Saúde do Homem.

De 22 a 25 de abril, serão realizadas várias ações de prevenção e promoção da saúde voltada à população masculina, com idade a partir dos 18 anos. As unidades de saúde (UBS’s, ESF’s e Centro de Referência do Idoso) atenderão aos pacientes das 17 às 22h, de acordo com um cronograma especial, similar ao adotado na campanha de Saúde da Mulher, que ocorreu no mês de março.

 Os interessados devem comparecer na unidade de saúde mais próxima do local de residência, portando um documento com foto (RG, CNH), Cartão SUS e um comprovante de endereço.

 

Os serviços oferecidos são verificação de pressão arterial, avaliação bucal, avaliação e atualização de carteira de vacina entre outros, conforme explica Ana Cláudia Braga, supervisora de enfermagem. Além disso, os homens receberão atendimento médico com solicitação de exames de PSA, se necessário. “O PSA será solicitado aos homens acima de 45 anos, ou entre 40 e 44 anos que possuam histórico familiar de doenças na próstata”, esclarece Ana Cláudia.

 

Testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, exames laboratoriais como hemograma, glicemia de jejum, colesterol e urina também estarão à disposição dos homens, de acordo com o parecer e solicitação médica. Os pacientes terão a oportunidade de ouvir palestras nas salas de espera sobre problemas urológicos que tem atingido a população masculina como câncer de próstata, disfunção erétil e infertilidade. “O objetivo dessas palestras é trazer uma conscientização de que é muito importante que o homem realize um acompanhamento médico de sua saúde. Quando mais cedo é descoberta alguma patologia, maiores são as chances de tratamento e cura”, pontua Ana Cláudia.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida das mulheres é cerca de 7 anos a mais do que a do homem. Um dos motivos para isso é o fato de que os homens não procuram o médico com a mesma frequência que a mulher. “Esse certo medo da população masculina em procurar um médico não tem benefício nenhum para eles. Pelo contrário, ao se realizar um acompanhamento regular, ao invés de termos que tratar uma doença nós conseguimos prevenir e até mesmo evitar que ela surja”, alerta a supervisora de enfermagem, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

“Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida”. É o que afirma a supervisora das ESF’s Adriana Gomes Vitório Santos. “Os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas e buscam menos as ações preventivas nas Unidades de Saúde, desta forma, e a fim de facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, vamos realizar essa semana voltada somente à Saúde do Homem em horário noturno, para que todos possam buscar atendimento e orientações sobre sua saúde”, conclui Adriana.

 

Serviço

Veja abaixo o calendário completo da campanha de Saúde do Homem.

 

Zona Leste: 22/04/2019 – 17 às 22h – Unidades abertas: UBS Santana, UBS São Pedro, ESF Alvorada I, II e III, ESF Cambuci, ESF São Pedro e ESF Nova Prudente.

Zona Norte: 23/04/2019 – 17 às 22h- Unidades abertas: - UBS Guanabara, UBS Brasil Novo, ESF Guanabara, ESF Regina, ESF Primavera, ESF João Domingos Netto, ESF Bela Vista, ESF Morada do Sol, ESF Montalvão, ESF Floresta do Sul, ESF Eneida e ESF Ameliópolis.

Zona Sul e Centro: 24/04/2019 – 17 às 22h- Unidades Abertas: UBS Ana Jacinta, UBS Vila Real, UBS Parque Cedral, UBS Centro, Centro de Referência do Idoso (CRI) e ESF Vila Marcondes.

Zona Oeste: 25/04/2019 –17 às 22h- Unidades abertas: UBS Belo Horizonte, UBS São Judas, UBS Cohab, ESF Belo Horizonte, ESF Humberto Salvador, ESF Maracanã, ESF Leonor, e ESF Maré Mansa.