Prefeitura informa 1.295 casos de dengue e orienta munícipes sobre cuidados

01/04/2020

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza nesta quarta-feira (1º/04) os dados de dengue em Presidente Prudente. Com 258 novos casos, a cidade chega agora a 1.295 registros positivos da doença. O órgão alerta que os números podem aumentar ainda mais, uma vez que 2.088 notificações ainda aguardam resultados dos exames.

A educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, solicita aos munícipes que durante o período de isolamento social realizem a limpeza das residências e descartem todos os recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Pedimos que as pessoas tomem os devidos cuidados, até mesmo para evitarmos que pessoas com dengue precisem ir às unidades de saúde ou aos hospitais e colaborarem na possível propagação de coronavírus [o Covid-19] na cidade. Temos uma pandemia mundial de Covid, mas não podemos deixar de nos preocupar com a epidemia de dengue”, ressalta.

Em relação às áreas, agora a que mais registra casos positivos é a 4. Ao todo, são 329 casos em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros. Na sequência, consta a área 7, cujos locais como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, e outros contabilizam 269 confirmações.

Pela ordem decrescente, permanece a área 2, com 191 positivos em locais como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros. A área 1 tem 147 casos em bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, entre outros. Já a área 3, tem 132 confirmações. Essa é a Centro Sul e compreende bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros.

Há ainda as áreas 5 e 6. A primeira, que é a Centro Norte, registra 113 casos em bairros como a Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros; enquanto a segunda, que é a Noroeste, contabiliza 101 confirmações em locais como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu, e outros. A área 101, que são os distritos, agora soma 13 casos.