Blues do ‘Detritons’ invade o Sesc Thermas com instrumentos feitos de material reciclável

03/04/2019

 

Dupla também ministra a oficina ‘Construção de Instrumentos Musicais’ no sábado (6). No domingo tem musical e oficina; tudo de graça.

Fazer do “lixo” a matéria prima para o seu som. Essa é a proposta do Detritons, duo que se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (6). A programação do fim de semana ainda conta com musical, oficinas e contação de histórias indígenas, atividades gratuitas para todos os públicos.

Formado por Lucas Baltieri e Danilo Hansem, músicos profissionais, professores e especialistas em blues, a dupla Detritons busca fazer música e tirar som da onde quer que seja, ressignificando materiais considerados “lixo” e instigando a consciência ambiental do público.

“Se tem cadência, se tem ritmo, se tem dinâmica, se tem harmonia, é música”, comenta Lucas Baltieri, também luthier, profissional que fabrica, reforma e customiza instrumentos musicais. Para além dos estúdios, os amigos de São Carlos (SP), encontraram nesta proposta a possibilidade de fazer som para a criançada de escolas e ONGs, utilizando da música como um instrumento de educação.

Eles se apresentam no palco do Múltiplos Sons, na Área de Convivência, neste sábado (6), às 16h e, um pouco antes, às 13h30, conduzem a oficina de Construção de Instrumentos Musicais.

Além de aprender sobre a história da música na América do Norte e África, o participante constrói instrumentos musicais alternativos a partir de materiais recicláveis, como cigarbox (guitarra de caixa de charutos), washboard (instrumento percussivo feito com uma tábua de lavar), caxixi (instrumento percussivo feito de garrafa PET e grãos de feijão, milho ou arroz), latarra (guitarra de lata).

Ao final, fazem uma breve apresentação musical. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento, sob classificação etária de 10 anos. A oficina acontece no Espaço de Tecnologias e Artes, das 13h30 às 15h30.

CRIANÇAS

O Quintal de Histórias deste sábado (6) busca apresentar aos pequenos as diferentes manifestações culturais dos povos indígenas. Com a arte-educadora e produtora cultural Ivonete Alves, as Histórias Indígenas ganham cores e

formas a partir do artesanato em cerâmica típico do povo Karajá. A narração acontece no Quintal, às 15h.

No domingo (7), o Coletivo Se Esse Canto apresenta ao público infantil um show que navega pelo cancioneiro popular brasileiro. Em cena, três artistas acompanhados de seu barco revezam entre cenas e músicas, colorindo o repertório infantil com vários estilos e ritmos. O musical Se esse canto fosse meu começa às 15h, na Área de Convivência.

Em seguida, a garotada participa da oficina Arte espontânea em camiseta, com a artista plástica Juliana Scorza. Por meio da pintura de camisetas, as crianças exploram a criatividade e estimulam a imaginação. Os participantes devem trazer as camisetas que serão utilizadas como telas.

A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Fim de semana cultural

Contação – Histórias Indígenas

Dia 6, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Construção de Instrumentos Musicais

Dia 6, sábado, das 13h30 às 15h30. Grátis.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: 10 anos.

Inscrições na Central de Atendimento.

 

Show – Detritons

Dia 6, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Musical – Se esse canto fosse meu

Dia 7, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Arte espontânea em camiseta

Dia 7, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendiment