Instituições manifestam apoio à instalação de laboratório para diagnóstico da Covid-19

13/04/2020

 

Após reunião com a equipe gestora do IAL (Instituto Adolfo Lutz) da região de Presidente Prudente para tratar sobre a instalação de um laboratório capaz de diagnosticar casos de coronavírus, a Covid-19, o prefeito Nelson Bugalho informa que já recebeu manifestações de instituições públicas e privadas interessadas em colaborar com recursos financeiros para aquisição do equipamento necessário para realização dos exames.

 

Dessa forma, o chefe do Executivo pontua que já nesta segunda-feira (13/04) deverá comunicar qual a conduta será adotada pelo Município para aquisição do equipamento. Caso não seja possível firmar um acordo com as instituições públicas e privadas, Bugalho adianta que deverá adquirir o aparelho com recursos próprios.

 

De acordo com o prefeito, a intenção em adquirir o equipamento é dar celeridade nos resultados dos casos suspeitos de Prudente e região, o que trará informações mais precisas sobre o real cenário de disseminação do coronavírus na região.

 

Em posse desses dados fidedignos, Bugalho espera que o Governo do Estado olhe com mais atenção para a proposta em admitir atividades de prestação de serviço e de comércio mediante atendimento presencial individual, desde que observadas às regras de higiene do ambiente e utilização de equipamentos de proteção individual.

 

Como anunciado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), na reunião com a equipe gestora do IAL Regional, foi debatida a infraestrutura e o equipamento necessários para instalação do laboratório de amplificação automatizado. Para tal, o orçamento previsto é de R$ 300 mil. Com isso, a previsão é que seja possível promover até 96 diagnósticos de Covid-19 por dia.

 

Agora, com o interesse das instituições públicas e privadas, bem como ciente sobre qual conduta o Município deverá adotar, o prefeito aguarda que o IAL informe se o equipamento e os insumos necessários estão disponíveis, o valor exato do investimento, além do prazo para aquisição dos mesmos e execução do projeto.

 

É importante ressaltar também que com o decreto de situação de emergência de saúde pública em Prudente devido ao coronavírus, fica dispensada a necessidade de processo licitatório para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de importância internacional, o que deverá resultar em celeridade para compra do equipamento para o diagnóstico dos exames.