Aulas gratuitas de ritmos latinos no Sesc

06/09/2019

Sesc Thermas oferece aulas gratuitas de merengue, salsa e cha-cha-chá

Vivência de ‘Ritmos Latinos’ acontece de terça-feira a sábado e é ministrada pelos educadores de atividades físico-esportivas do Sesc.

Os ritmos latinos tomam conta da Sala de Ginástica Multifuncional do Sesc Thermas de Presidente Prudente ao longo desta semana. De terça a sábado (10 a 14), os educadores de atividades físico-esportivas da unidade ensinam os principais passos de merengue, salsa e cha-cha-chá em aulas abertas gratuitas.

Essencialmente cubana, a salsa resulta da mescla de ritmos afro-caribenhos, colombianos, estadunidenses e até brasileiros, como o samba. Nasceu na década de 40, na Ilha de Cuba, ganhando popularidade nas cidades.

Após adentar terras norte-americanas, no início da década de 70, a salsa ganha rapidamente os países latinos e, atualmente, é praticada até no Japão. Com instrumentos como cravo, maracas, trompete, guitarra, piano e contrabaixo, o ritmo ganha forma e o corpo, movimento.

Dança popularmente conhecida por sua envolvência, o cha-cha-chá consagrou-se, também, em Cuba. Por meio de ritmos dinâmicos e passos acelerados, sua base assemelha-se ao forró e à própria salsa, tendo sua coreografia dividida em tempos.

Ao longo das aulas, o público tem a oportunidade de aprender os passos dos ritmos de salão de forma individualizada, não necessitando ter par ou noção de dança. “Nós ensinaremos as bases de cada estilo e, em seguida, montaremos uma coreografia a ser dançada individualmente. Na última aula, faremos uma demonstração com pares”, comenta Aline Uehara, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc.

Na ocasião, os participantes também mergulham no universo do merengue, música binária de coreografia fácil de ser aprendida. O diferencial desse ritmo consiste na movimentação de quadril e braços, bem como a troca de lugares e giros próprios do estilo. “Por se tratar de uma dança fácil, semelhante à marcha, o enfoque se dá no movimento das demais partes do corpo”, salienta Elson Uehara, educador de atividades físico-esportivas do Sesc.

Os encontros da aula de ‘Ritmos Latinos’ acontecem na Sala de Ginástica Multifuncional dias 10 e 12, terça e quinta, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h; dias 11 e 13, quarta e sexta, às 8h30, 10h, 17h e 19h; e sábado (14), das 10h às 11h. Com classificação etária de 12 anos, as aulas abertas são gratuitas.

“Através de passos básicos, nós faremos diversas brincadeiras e entraremos no processo de coreografia pautado, sobretudo, na diversão”, diz Aline.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Aula aberta – Ritmos Latinos

Dias 10 e 12, terça e quinta, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h. Grátis.

Dias 11 e 13, quarta e sexta, às 8h30, 10h, 17h e 19h. Grátis.

Dia 14, sábado, das 10h às 11h. Grátis.

Na Sala de Ginástica Multifuncional.

Classificação etária: 12 anos.