Aulas gratuitas: danças árabes e havaianas

03/08/2019

Sesc Thermas promove aulas gratuitas de danças árabes e danças havaianas

Programação integra projeto ‘Dançando pelo Mundo’ e são ministradas pela professora Shaia Zurah.

Além de importantes manifestações corporais, as danças carregam consigo elementos culturais, simbólicos e sociais que marcam a diversidade dos povos. Pensando nisso, o Sesc Thermas de Presidente Prudenteoferece aulas gratuitas de ‘Danças Árabes’ e ‘Danças Havaianas’ com a professora Shaia Zurah.

De origem milenar, as danças árabes são elementos culturais dos países do Oriente Médio e da região do Golfo Pérsico. Para além do ato corporal, são dotadas de elementos simbólicos que remetem a crenças milenares. Uma das teorias sobre a origem da dança do ventre, por exemplo, é a de que são ligadas à natureza e à fertilidade; já a dança do jarro, originária do Egito antigo, é uma celebração às cheias do Rio Nilo.

Vale ressaltar que as danças contribuem para o aumento da sociabilização, autoestima e coordenação motora. “Elas também atuam na parte física, como melhora da postura, circulação sanguínea e resistência, além de ajudarem na perda de calorias”, comenta a professora Shaia Zurah.

O público participa da aula aberta de Danças Árabes de 6 a 9, terças e quintas, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h e quartas e sextas às 8h30, 10h, 17h e 19h. No sábado (10), ela acontece das 10h às 11h.

Já a proposta das Danças Havaianas é um pouco diferente. Inspirada em movimentos da natureza, como o balançar das árvores ao vento e o nadar dos peixes nos rios, as coreografias iniciam com movimentos suaves dos braços e das mãos, e o balançar se irradia para o tronco e quadris.

Ministradas, também, por Shaia Zurah, elas ocorrem de 20 a 23, terças e quintas, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h e quartas e sextas às 8h30, 10h, 17h e 19h. Sábado (24), o encontro é às 10h. Durante as aulas, os participantes aprendem os dois tipos de Hula: Awana e Ai’kahiro.

Segundo a professora, os alunos podem esperar aulas divertidas e com muito conhecimento. “Um trabalho corporal diferente, em que as pessoas vão entender que são capazes de dançar um pouco dessas duas danças tão ricas culturalmente”, completa.

Seu envolvimento com a dança começou há mais de vinte anos, quando ainda era criança. “Foi a primeira dança que tive contato na vida e nunca mais parei. Já fui para o Egito aprender na fonte dessa dança. A dança havaiana danço há dez anos mais ou menos. Atualmente dou aulas e workshops, e também faço apresentações dessas duas modalidades de dança”, confirma Shaia.

Para participar, basta estar na Sala de Ginástica Multifuncional nos dias e horários marcados. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia, a classificação etária é de 12 anos.

A programação integra o projeto Dançando pelo Mundo, que tem como objetivo promover o acesso aos diversos tipos de danças existentes no globo através de práticas e reflexões acerca de sua construção e desenvolvimento até os dias atuais.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Dançando pelo mundo

Aula aberta – Danças árabes

De 6 a 9, terças e quintas, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h e quartas e sextas às 8h30, 10h, 17h e 19h.

Dia 10, sábado, das 10h às 11h.

Grátis.

Na Sala de Ginástica Multifuncional.

Classificação etária: 12 anos.

 

Aula aberta – Danças havaianas

De 20 a 23, terças e quintas, às 8h30, 10h, 15h, 17h e 19h e quartas e sextas às 8h30, 10h, 17h e 19h.

Dia 24, sábado, das 10h às 11h.

Grátis.

Na Sala de Ginástica Multifuncional.

Classificação etária: 12 anos.