Artista basco se apresenta no Sesc

24/04/2019

Artista basco realiza performance gratuita no Sesc Thermas neste fim de semana

Programação de sábado e domingo ainda conta com feira agroecológica, oficinas, show de rap e modalidades esportivas. 

Atividade é o que não falta no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste fim de semana. A programação é composta por show de rap do Brô MC’s, contação de histórias do povo Kaingang, performance, oficina, feira de produtos agroecológicos, pedal e slackline. Todas gratuitas e para todos os públicos.

No domingo (28), o artista basco que reside e trabalha no Brasil Ieltxu Ortueta conduz o FLOU!, uma performance que interage com crianças de 4 a 10 anos e mistura desenho, movimento e jogo.

Sentados ao redor de uma grande folha branca, os pequenos observam e participam da realização de um desenho junto com o artista. Os rabiscos e tintas ganham vida à medida que recortes de outras performances surgem e compõem a atual, oferecendo novas possibilidades de produção artística.

A oficina propõe uma experiência coletiva, interativa e aberta do brincar “seriamente”, bem como busca estabelecer uma relação entre corpo, movimento e gesto, na qual os participantes brincam com a própria silhueta e rastros deixados em forma de desenho.

A ideia nasce de um projeto de pesquisa sobre o gesto, o traço e o movimento que se gera ao desenhar. Não procura um resultado unicamente estético e formal, mas sim um mergulho no diálogo com o material.

FLOU! é um jogo interativo livre de encaixe de peças no qual cada composição remete ao imaginário de cada artista. Sim, somos todos artistas. Não tem significações fechadas, é um convite para um universo de formas e de composições que se configuram e reconfiguram a cada momento”, afirma o artista em seu site oficial.

A performance acontece neste domingo, às 15h, na Área de Convivência da unidade; de graça.

OFICINAS

Ainda no domingo, a criançada participa da oficina Foguetes com Canudos. Nela, as crianças têm contato com conceitos básicos da ciência dos foguetes por meio da produção de um modelo com papel e canudo. Ao final, cada participante “lança” seu próprio foguete.

Comandada pelo educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc, Leandro Mariano, tem início às 16h, no Quiosque. A retirada de senhas é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

No sábado (27), os pequenos têm a oportunidade de participar da oficina de Canudos Cantantes. Ainda sob o comando do educador do ETA, os participantes aprendem a fazer um instrumento musical inspirado na flauta peruana, utilizando canudos e outros materiais.

Ela acontece às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes, e conta com distribuição gratuita de senhas 30 minutos antes da atividade, no local.

ABRIL INDÍGENA

Neste sábado, tem a última edição das Histórias do povo Kaingang, com as indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo. No Quintal, a partir das 15h.

Com contação de histórias tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa, as narrativas revelam soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, com muita imaginação e sabedoria.

Em seguida, na Área de Convivência, o grupo de rap Brô MC’s sobe ao palco do Múltiplos Sons para um show que mescla letras em português e em guarani, mistura inédita no país.

Com letras que refletem o preconceito sofrido, a luta do povo indígena e sua história, os quatro jovens indígenas Guarani Kaiowá da Reserva de Dourados (MS), apresentam um povo guerreiro que tenta manter vivos seu lugar e sua cultura.

O show é gratuito e começa às 16h. Após a apresentação, os integrantes do grupo farão um bate-papo com o público.

FLORESTAR

Sábado (27) é dia de Feira de Produtos Agroecológicos no Sesc. Realizada mensalmente, ela conta com a participação de pequenos produtores agrícolas da região, incentivando a economia solidária, a interação entre as pessoas e a valorização da produção local.

São hortifrútis – frutas, legumes e hortaliças – produzidos sob o conceito da agroecologia, que reúne práticas sustentáveis de manejo em todo o mundo. Das 9h30 às 16h, os produtos estarão disponíveis para a compra no Bosque.

ESPORTES

No sábado e domingo, dias 27 e 28, o público participa da vivência de Slackline. Praticado sob uma fita estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico, explorando o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal do participante.

Ocorre no Bosque, das 14h às 17h, com participação gratuita.

Já no domingo, a partir das 7h, é dia de se exercitar com o Pedal Mensal. Com a supervisão dos educadores de atividades físico-esportivas do Sesc, o percurso contempla aproximandamente 20 km entre bairros de Presidente Prudente.

O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Para participar, é necessário trazer a bike com equipamentos de segurança, como capacete, luvas, luzes dianteiras e traseiras, além de corrente com cadeado e água para hidratação.

Sob classificação etária de 18 anos, a atividade conta com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento gratuitamente.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

 

Fim de semana cultural

 

Feira – Produtos Agroecológicos

Dia 27, sábado, das 9h30 às 16h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Canudos cantantes

Dia 27, sábado, das 14h às 16h. Grátis.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: Livre.

Distribuição gratuita de senhas com 30 minutos de antecedência.

 

Contação – Histórias do povo Kaingang

Dia 27, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Brô MC’s

Dia 27, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

Após a apresentação, os integrantes do grupo farão um bate-papo com o público.

 

Vivência – Slackline

Dias 27 e 28, sábado e domingo, das 14h às 17h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

 

Vivência – Pedal Mensal

Dia 28, domingo, das 7h às 9h. Grátis.

Classificação etária: 18 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Performance – FLOU!

Dia 28, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Foguetes com canudos

Dia 28, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.