Alunos de Karatê do Aquarela ganham novos kimonos e equipamentos de proteção

26/03/2019

 

Após mais de uma década, os alunos de Karatê do Projeto Aquarela terão à disposição novos kimonos e equipamentos de proteção para treinamentos e competições. Os materiais foram entregues nesta terça-feira (26/03) pelo prefeito Nelson Bugalho e os secretários de Assistência Social, Fabiana Sales Macedo, Tecnologia, Rogério Alessi, e Turismo, Oswaldo Bosquet.

Ao todo, foram adquiridos 60 kimonos para os alunos da oficina, além de10 pares de luvas, 24 faixas, cinco protetores de tórax e seis protetores de seios. Atualmente, a oficina de karatê atende a cerca de 120 crianças de 7 a 15 anos, mas, como as aulas ocorrem em dois períodos – manhã e tarde –, os uniformes serão suficientes para atender toda a turma.

O investimento foi de R$ 10 mil, proveniente de recursos do município que foram devolvidos aos cofres da prefeitura pela Câmara Municipal em 2018. A indicação de que a verba fosse aplicada no projeto foi do vereador Geraldo da Padaria, que acompanhou a distribuição.

Além de valorizar a prática do esporte como formador de cidadãos conscientes e como ferramenta de inclusão social, os kits são um reconhecimento da administração municipal pelo excelente desempenho do grupo em competições, como o 1º Torneio Interestadual de Karatê, realizado há duas semanas em Pauliceia, em que o time prudentino ficou em 3º lugar geral, com destaque para o jovem Robert Gabriel, de 15 anos, que levou duas medalhas de ouro na competição.

Há sete anos no Aquarela, ele diz que já aprendeu de tudo no projeto: desde coral até hip hop. “Minha vida mudou desde que entrei aqui. Se não fosse o projeto, eu nunca teria conhecido o karatê, que hoje é minha maior paixão”, contou Robert.  

De acordo com o professor Alexandre Serra, a última vez que kits semelhantes foram entregues ao projeto foi há mais de 10 anos. Ele, que está há quatro anos no Aquarela, acredita que os novos materiais são um estímulo para continuar o trabalho que vem rendendo grandes frutos.

Cabe lembrar que, após atingirem os 15 anos, os alunos que querem continuar envolvidos com o esporte não ficam desamparados, mas são encaminhados para a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), onde dão continuidade aos treinamentos.