Agita Prudente reúne 200 ciclistas para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física

06/04/2019

 

-- Um apelo para o fim do sedentarismo e para uma vida saudável. Estes foram alguns dos objetivos do Agita Prudente 2019, realizado neste sábado (6/4) e promovido pelo governo de Presidente Prudente por meio da Seduc- Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Semav, Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Semepp, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Saúde.

Este ano o passeio ciclístico ‘Agitando na Ciclovia’, foi um dos diferenciais do evento que marcou a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física. Com largada do estacionamento do Euromarket o passeio reuniu aproximadamente 200 ciclistas. Os participantes foram até a Praça da Juventude e Longevidade ‘Francisco Vinha’, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Mas antes de sair para o “ pedal” os ciclistas tiveram a chance de verificar a pressão arterial, o índice de massa corporal e receber orientações nutricionais.

Raphael Bongiovani, nutricionista da equipe do Nasf- Núcleo Ampliado de Saúde da Família, que dá apoio ao programa Unidade Estratégia da Saúde da Família, foi um dos colaboradores da Saúde que atendeu os interessados em orientação nutricional e ensinou a como montar um prato saudável.

Inspirado no Agita Mundo e Agita São Paulo, o Agita Prudente foi instituído pelo Decreto nº 32/2009.

O responsável pelo evento, professor Silvio Sena, da Seduc, explicou que iniciativa teve como objetivo estimular e promover a prática regular da atividade física pela população.

“ “Nesta 12ª edição do evento quero agradecer a todos que colaboraram para a realização, aos representantes do grupo Aro 26, a todos os representantes das secretarias municipais que estão aqui, à direção do Euromarket, enfim a todos que nos ajudaram”, disse.

O passeio teve a participação de famílias inteiras. O condutor de transporte escolar Gustavo Batista de Paiva e a esposa dele, a secretária Andrea Zanone de Paiva levaram o pequeno Samuel, filho do casal, para participar. “ No ano passado ele já veio comigo, na cadeirinha da bike, hoje vamos repetir a dose, ele adora, e hoje mais ainda, que a mãe está participando do passeio”, disse.

O percurso de 14 km entre ida e volta contou com o apoio dos agentes da Semav, que cuidaram de toda a segurança dos participantes. Na volta do passeio houve distribuição de frutas e de sorvetes doados pela Uepa Sorvetes.

O evento contou com a participação do secretário municipal de esportes, Claudinei Quirino, do vereador Natanael Gonzaga. A coordenadora de gestão educacional da Seduc, Márcia Janial, representou no evento a secretária municipal de educação, professora Sônia Maria Pelegrini.