Aeroporto de Presidente Prudente deve receber nova área de 202 mil metros quadrados

19/03/2019

Daesp manifesta interesse em ampliar aeroporto em área a ser doada pela prefeitura

Desde o início de sua administração, o prefeito Nelson Bugalho vem se reunindo com representantes do Governo do Estado, Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Secretaria Nacional de Aviação Civil e membros de outras instituições ligadas ao segmento para concretizar a ampliação do aeroporto prudentino.

Após o anúncio do governador João Dória de terceirizar complexos aeroportuários no Estado, Nelson e sua equipe solicitaram, por meio de ofício, especial atenção ao aeródromo prudentino, que atende a mais de 50 municípios da região do oeste paulista – com população estimada 1 milhão de habitantes.

Nesta semana, o superintendente do Daesp, Antonio Claret de Oliveira, confirmou o interesse do Estado em ampliar o aeroporto, incorporando uma área de 202 mil m² a ser doada pela prefeitura, já com toda a infraestrutura básica necessária – rede de escoamento de águas pluviais, iluminação pública, rede de energia elétrica pública e domiciliar, rede de esgoto sanitário e abastecimento de água potável.

“Do ponto de vista do Daesp, o terreno ora oferecido vem ao encontro das necessidades trazidas pelo potencial de desenvolvimento do aeroporto, eliminando restrições da área atual, e com o Plano de Desestatização encampado pelo Governo do Estado, trazendo a possibilidade de gerar maior atratividade para um dos principais aeroportos da malha aeroviária do Estado”, declarou Oliveira.

Nos estudos para expansão, estão previstas a construção de um novo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pátio de aeronaves e pistas de taxiamento.

“Presidente Prudente apresenta crescimento econômico e populacional destacado, tornando-se uma das maiores cidades da região, com população estimada em 227 mil pessoas, sem levar em conta os mais de 20 mil alunos que frequentam as universidades e faculdades. O aeroporto atende passageiros e o transporte de cargas por conta dos segmentos de negócio, prestação de serviços, educação, saúde, turismo e outros, com uma demanda de mais de 1 milhão de habitantes”, informou o prefeito ao governador.

É válido ressaltar que, com a proposta de ampliação do aeroporto, a entrada para passageiros será transferida para a Avenida Presidente Prudente (também chamada de prolongamento da Av. Coronel José Soares Marcondes), enquanto a atual entrada será exclusiva para cargas e manutenção de aviões.