Ação conscientiza sobre a importância de não descartar lixo em bueiros

26/03/2019

 

 

Já imaginou estar andando e notar parte da calçada um pouco mais colorida? Isso chamaria sua atenção? Se a resposta for sim, então fique atento ao andar por algumas calçadas do quadrilátero central de Presidente Prudente. É que o Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizou pinturas alusivas ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, em bocas de lobo, bueiros, no Centro da cidade. O grafite ficou sob responsabilidade dos artistas Itamar Xavier e João Célio.

O intuito da ação é chamar a atenção para um local pouco notado pela população, que, ao receber descarte irregular de lixo, se transforma em um espaço propício para proliferação do Aedes. É que o informa a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco.

“Mais que a mudança de comportamento da população, o objetivo deste projeto é a redução de infestação de insetos, principalmente do mosquito Aedes, e dos acidentes por animais peçonhentos”, pontua, ressaltando que tem sido encontrado todo tipo de material em bueiros, como plásticos, vidros, alumínios e, até mesmo, pneus.

Ela informa ainda que a ação será expandida para outros locais da cidade. O próximo a ser contemplado, ainda sem data definida, será o Conjunto Habitacional João Domingos Netto. “Queremos estimular a população adotar a boca de lobo próximo a sua casa, denunciando os descartes irregulares e incentivando o vizinho a não varrer folhas para dentro”, relata.

Além da ação, a equipe IEC (Informação, Educação e Comunicação) da VEM organiza uma mobilização social nas áreas a serem trabalhadas, com palestras nas escolas, “já que os alunos são considerados multiplicadores de informação”, bem como intensificação de ações educativas nas visitas domiciliares, “visando o envolvimento de moradores com folhetos ilustrativos”. A iniciativa prevê ainda parceria com as igrejas, associações de moradores e toda sociedade civil.

Por fim, a supervisora da VEM orienta a população para que evite o entupimento de bueiros. As dicas são: não jogar lixo na rua, “mesmo quando não existir uma lixeira por perto, guarde o resíduo e o elimine chegando em casa ou ao encontrar uma lixeira”; instalar lixeiras defronte a residência, “evitando assim que animais remexam o lixo ou que a água da chuva arraste os resíduos”; e educar as crianças sobre as consequências do descarte irregular de lixo.

“Promover o descarte correto pode ajudar a diminuir os impactos ambientais relacionados com excesso de produtos descartados com irregularidade. Uma pequena intervenção pode resultar em uma redução importante de água das chuvas e, consequentemente, impactar na proliferação de larvas do mosquito e animais peçonhentos”, conclui.