Abril Indígena: oficinas, contação e bate-papo gratuitos

17/04/2019

Sesc Thermas promove oficinas e bate-papo sobre mercado de trabalho para indígenas

Na busca pela construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua heterogeneidade, as ações valorizam a alteridade dos povos indígenas.

As ações promovidas neste fim de semana pelo Abril Indígena, do Sesc Thermas de Presidente Prudente, contemplam oficinas e contação de histórias com os indígenas Kaingang e, na quinta-feira (25), um bate-papo sobre a inserção de indígenas no mercado de trabalho. As atividades são gratuitas e buscam aproximar o público da temática.

Neste sábado (20), o Sesc Thermas é recheado de práticas para todas as idades. O indígena Marcio Jorge Lipu Pereira ministra a oficina de Confecção de arco e flecha. Nela, os participantes confeccionam o seu próprio arco (uy) e flecha (dou), atualmente fabricadas pelos Kaingang como artesanato e para fins de comercialização.

A atividade acontece no Bosque, das 10h30 às 12h, e conta com vagas limitadas. As inscrições são realizadas na Central de Atendimento da unidade, de graça.

As indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo conduzem a oficina Dança e canto indígena Kaingang. Esse povo possui rituais importantes com música, canto e dança, e acreditam que, nos tempos antigos, eram os animais que faziam seu próprio ritual.

Nesta oficina, elas propõem uma vivência da dança e do canto tradicional dos Kaingang, e também compartilham os significados envolvidos e os momentos ritualísticos. A atividade acontece no Quintal, às 13h30 e conta com vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Logo após, às 15h, no Quintal, tem contação de Histórias do povo Kaingang. Na ocasião, Dirce e Susilene apresentam histórias tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa. Com soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, as narrativas contam com muita imaginação e sabedoria.

Já na quinta-feira (25), tem bate-papo acerca da Inserção dos indígenas no mercado de trabalho, com os indígenas Altiere Krenak, coordenador do museu da Terra Indígena de Tupã; Irineu Terena, ativista e pesquisador e Alex Guarani Mbyá, guia turístico; sob mediação de Thiago Sebastiano de Melo, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

No evento, eles relatam suas experiências de atuação, dentro e fora de suas aldeias, em atividades remuneradas diversas, algumas delas envolvendo a defesa de direitos indígenas, bem como o fortalecimento de suas culturas e tradições. A partir das 19h30, na Área de Convivência, de graça.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Abril Indígena

Oficina – Confecção de arco e flecha

Dia 20, sábado, das 10h30 às 12h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Oficina – Dança e canto indígena Kaingang

Dia 20, sábado, das 13h30 às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Contação – Histórias do povo Kaingang

Dia 20, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.