A um dia do término, Campanha de Vacinação Contra Influenza não atinge meta em Prudente

30/05/2019

 

 

Faltando apenas um dia para o término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que segue até esta sexta-feira (31/05), Presidente Prudente ainda não atingiu a meta preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que requer que no mínimo 90% dos grupos prioritários sejam vacinados.

Segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), do total de pessoas que integram algum grupo prioritário em Prudente, sendo 67.269, foram vacinadas 55.908, o que compreende a 83,11%. Em relação aos grupos, apenas o de trabalhadores da saúde ultrapassou a meta. Dos 8.941 que atuam na área, 8.315 garantiram imunização, o que representa 93%.

Nos demais grupos, o de idosos se aproximou de atingir a meta, totalizando 87,50% de vacinados. Em números, do total de 28.570, foram vacinados exatos 25 mil. Seguindo a ordem decrescente, em relação às puérperas, aquelas mulheres que tiverem bebês até 45 dias, das 354 em Prudente, garantiram a dose 293, o que contabiliza 82,77%.

Por fim, os grupos com menores taxas são o de gestantes e crianças. Atualmente são 2.156 mulheres grávidas. Dessas, 1.486 tomaram a vacina, o que compreende a 68,92%. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, são 14.292 nesta faixa etária em Prudente. Do total, foi dada a vacina em 9.392, o que representa 65,72% do grupo.

“A campanha foi iniciada com exclusividade para alguns grupos que em anos anteriores não atingiram a meta, e, infelizmente, o cenário se repete, principalmente entre as gestantes e as crianças”, ressalta Elaine Bertacco, supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

Ela destaca também que Prudente não recebeu novas doses da vacina e que o Ministério de Saúde não deu previsão de envio de um novo lote. “As unidades estão trabalhando com o estoque que tem. Se acabar, dependemos do Ministério para repor”, revela.

Embora a vacina seja um dos meios mais eficazes de garantir a imunização contra a influenza, Elaine destaca que há os meios preventivos, como ao tossir ou respirar, colocar a mão na boca; evitar locais aglomerados; sempre lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel, uma vez que o vírus fica em contato com superfícies.