2ª Oficina de Batata-Doce abre programação da Batatec 2019

13/06/2019

 

Ocorreu nesta quinta-feira (13/06) a abertura do 2º Simpósio de Batata-Doce, evento integrante da 2ª Batatec – Feira Tecnológica da Batata-Doce. Palestras e mesa redonda sobre os diversos usos da batata-doce e melhoramento genético estiveram na pauta do encontro, realizado no auditório Azaleia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

O prefeito Nelson Bugalho compareceu à solenidade, que ainda contou com a presença da vereadora Alba Lucena e membros da reitoria da universidade. A palestra principal foi ministrada por Genoveva Rossel, pesquisadora do International Potato Center de Lima – Peru, com o tema “Banco de germoplasma y usos de la camote (banco de germoplasma e usos diversos da batata-doce).

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o primeiro dia do simpósio, entre estudantes, professores e pesquisadores de temas relacionados à produção do tubérculo. À tarde, o grupo foi conduzido para um dia de campo, com profissionais da Unesp, Unoeste, Apta e Embrapa. Os trabalhos foram divididos em duas partes: a primeira, ocorrida no próprio campus 2 da Unoeste; em seguida, foram levados a uma propriedade rural na zona norte da cidade. As palestras do simpósio seguem até o próximo sábado (15/06).

A programação da Batatec será aberta ao público nesta sexta-feira (14/06), com cerimônia de abertura a partir das 18h, no Centro de Eventos IBC, e segue até domingo. O evento é uma realização do Governo de Presidente Prudente em parceria com a Aprobarpp – Associação dos Produtores de Batata Doce de Prudente e Região, e conta com o apoio de uma série de parceiros, como a Unoeste, Fatec, Unesp, Senai São Paulo, Embrapa, Cati, Sebrae/SP, APTA e Etec. Ainda John Deere, Cooperativa Sul Brasil, Proeste Nissan, New Holland, Tramafe e Central Máquinas.