2 mil alunos da rede municipal recebem cheques-livro para aquisição de obras no FLITPP

05/08/2019

 

Uma década garantindo o acesso da população ao universo da literatura. Este é o Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP), a ser realizado de 10 a 18 de agosto no Centro Cultural Matarazzo. Um dos diferenciais do evento é a distribuição de cheques-livro a 2 mil alunos da rede municipal de ensino, para que os próprios estudantes possam adquirir os livros que mais lhes agradem.

Neste ano, a administração municipal investirá R$ 50 mil para manter a entrega dos cheques-livro. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Cultura e vai beneficiar as turmas do 5º ano do ensino fundamental. Cada aluno receberá R$ 25 para adquirir uma ou mais obras literárias.

“Em muitos casos, este será o primeiro livro que a criança vai comprar na vida, o que pode representar um divisor de águas na sua formação”, comentou a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, em solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira (05/08) no Gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”.

O titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, enalteceu a importância do festival literário – que herda a história do Salão do Livro, criado em 2010 – para a cultura de Presidente Prudente. Graças ao evento, importantes nomes da literatura vieram à cidade e compartilharam com o público valiosos ensinamentos.

 “Quem vem ao FLITPP pode não só adquirir obras dos mais variados estilos literários, mas também ter contato com escritores e jornalistas reconhecidos internacionalmente”, acrescentou Nougueira.

Em sua mensagem, o prefeito Nelson Bugalho relatou as dificuldades enfrentadas para manter o festival ativo e, sobretudo, custear os cheques-livro para alunos do 5º ano, como um “presente” aos que estão deixando a rede municipal.  “Apesar das dificuldades, não podíamos conceber a ideia de abandonar o festival literário, afinal, trata-se de um evento com uma relevância social inquestionável. Depois de muitas análises, conseguimos ajustar um modelo de evento que mantenha o alto nível das edições anteriores e, sobretudo, preserve a caráter social do festival”, disse.

O Flitpp é uma realização do Governo de Presidente Prudente com o apoio do Sesc Thermas, que esteve representado na reunião por sua gerente, Fabíola Gaspar. A organização do evento fica por conta da Spoladore e do Instituto Nacional para a Literatura e Cultura (INLC).

Da cerimônia desta segunda-feira, ainda participaram os vereadores Wellington Bozo e Elza do Gás, além de servidores das secretarias de Cultura e Educação.

 

Programação

O Festival Literário contará com uma ampla programação aberta ao público. No cronograma, estão previstas contações de histórias, oficinas de redes sociais literárias, sessões de cinema, interveções artísticas, oficinas, workshops, saraus, palestras e lançamentos de livros.

Ainda estão marcados bate-papos com grandes escritores e jornalistas, como Xico Sá (dia 10), Poeta Sérgio Vaz (dia 12), Mario Bortolotto (dia 13), Lalau e LauraBeatriz (dia 14), Clemente Nascimento (dia 15) e Ulisses Capozzoli (dia 17). Todos esses encontros ocorrem às 19h30. Já no encerramento do festival, dia 18, o bate-papo ocorre mais cedo, às 18h30, com o escritor Paulo Sérgio do Carmo.

De segunda a sábado, o horário de funcionamento do FLITPP segue das 8h30 às 22h. Aos domingos, o expediente é das 14h às 22h.