2ª Conferência do Idoso atrai mais de 300 pessoas e discute desafios do envelhecimento

29/03/2019

 

“Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Este foi o tema da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta sexta-feira (29/03) na Torre de Cristal, campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e de Saúde (Sesau), autoridades municipais, servidores da prefeitura e membros de entidades e instituições parceiras.

De acordo com a titular da SAS e representante do poder executivo no evento, Fabiana Sales Macedo, a conferência teve por objetivo discutir o protagonismo da pessoa idosa, com discussões acerca de questões fundamentais para os formuladores das políticas públicas, entre elas, como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como podemos encorajar a promoção da saúde, fomentar as políticas de prevenção e discutirmos condições de vulnerabilidade? Já que as pessoas estão vivendo por mais tempo, como a qualidade de vida na Terceira Idade pode ser melhorada?

Na programação da manhã, houve palestra com a gerontóloga e assistente social Maria Angela Cabanilha de Souza Maltempi, além da formação de grupos técnicos divididos eixos temáticos, os quais versavam sobre direitos fundamentais para efetivação das políticas,  educação, enfrentamento da violação de direitos e os conselhos de direitos.

À tarde, foram apresentados os resultados de cada discussão e a leitura das deliberações finais da conferência, que serão levadas para a Conferência Estadual do Idoso, a ser realizada de 5 a 7 de agosto, em data a ser definida.

Atenta a cada atividade, dona Eulina da Silva Pereira, de 83 anos, representou todo o grupo de idosos na solenidade de abertura do evento. Ela, que é moradora da Vila da Dignidade, não se deixa abater com a idade e diz que se sentiu orgulhosa por ser a representante da turma. “Claro que tem as limitações da idade, mas sou feliz, me tratam muito bem na vila e sou amiga de todo mundo”, comentou. 

O presidente da Câmara, Demerson Dias, os vereadores Elza do Gás, Alba Lucena e José Tabosa, o diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Tarcísio, e a delegada do Idoso, Adriana Pavarina, participaram da solenidade.